sexta-feira, 7 de maio de 2010

NEWSLETTER - "Subindo a Montanha"... - Nº3

A DIETA DO TIPO SANGUINEO E AS DOENÇAS ARTICULARES

"Que teu alimento seja o teu remédio e teu remédio seja teu alimento."
Hipócrates – O Pai da Medicina
__________________________________________


Você sabia que...

- Indivíduos do sangue tipo “O”, por exemplo, são mais suscetíveis a contrair uma persistente forma de artrite – deterioração progressiva da cartilagem óssea - que acomete, principalmente, pessoas mais idosas?


- E que, as de Tipo "A" tendem a desenvolver a artrite inflamatória (a forma reumatóide mais aguda da doença), uma dolorosa e debilitante deformação das juntas?


- Para sorte das pessoas dos tipos “B” e “AB” estas, parecem ser relativamente imunes a esse tipo de problema?


____________________________________________________


As doenças articulares já constituem o maior contingente das causas incapacitantes no Brasil e no mundo, atingindo 90% das pessoas, caso vivam o suficiente.


Mas, por quê?

Porque, a cartilagem articular - a matéria lisa, elástica e gelatinosa que atua como amortecedor para evitar que as extremidades ósseas entrem em atrito - começa a decompor-se e não se regenera. É como a massa de cartilagem vista na extremidade de uma coxa de galinha. Deteriora-se e fica seca como uma espuma velha que perdeu a elasticidade. Sob o ataque das enzimas, a cartilagem desintegra-se, rompe-se e, em casos mais graves, até mesmo desaparece. Surge a dor, as articulações ficam rígidas e a mobilidade diminui. É um estado triste que progride e ataca uma articulação após outra, principalmente nos dedos das mãos, joelhos e quadris, sem uma cura aparente

Além dos fatores clássicos de risco, vamos encontrar também, como causa do processo inflamatório, em seu estágio inicial, uma estreita ligação com determinados alimentos ingeridos, capazes de acelerar esse tipo de inflamação.

E é exatamente aqui, que VOCÊ deve prestar muita atenção ao seu Tipo Sanguíneo.
Cada grupo sangüíneo (O, A, B e AB), possui, em sua própria constituição, informações relevantes, que permitem fazer opções a respeito do que se deve, ou não, comer e beber. Desde um simples chá, à mais importante refeição, uma vez ingerido, tem atuação diferente em organismos de tipos de sangue diferentes. Nas doenças articulares, tratar a artrose requer mais que analgésicos e antiinflamatórios. É importante adequar hábitos alimentares à sua genética individual.


Mas, será possível reconstruir a cartilagem ou até regenerá-la, sem necessidade de cirurgia?

O SPASSO Urbano – Day Spa e Clínica Ortomolecular, em Maringá, uma das pioneiras da Dieta do Tipo Sanguíneo, já oferece as diretrizes necessárias a cada tipo específico de sangue: dieta, suplementação dietética e controle de estresse; um verdadeiro roteiro para a maximização da saúde. Com uma abordagem diferenciada de tratamento (Clínico e Ortomolecular), são usados nutrientes, como "remédios preferenciais" capazes de interromper a destruição da cartilagem na artrite reumatóide, tão bem, quanto na osteoartrite, aliviando a dor, permitindo, muitas vezes, adiar ou, até mesmo evitar a cirurgia de substituição da articulação.
Considerando a máxima de Hipócrates, podemos imaginar que ele, já naquela época (segunda metade do século V a.C.), vaticinava a incompatibilidade de certos alimentos a cada tipo de sangue, cuja ingestão se faz responsável por quase todas as doenças contraídas pelo ser humano.


NOTA:
Achou importante o conteúdo desta matéria? Gostaria de saber mais sobre a estratégia natural adotada pela nossa clínica, incluindo a suplementação nutricional apropriada para enfrentar as doenças articulares? Gentileza entrar em contato com: emilypinheiro@uol.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário